Categoria:

Como melhorar a comunicação da sua marca com storytelling

Se você está aqui eu posso prever que você é uma pessoa que possui projetos, enxerga os benefícios de correr riscos e quer saber como melhorar a comunicação. E eu nem preciso ir muito longe para dizer que você é uma pessoa que emprega uma quantidade colossal de energia, dedicação e sentimentos na evolução do seu produto e na expansão do seu negócio.

Eu sei como é ter uma ideia que pulsa nas veias como um ritmo de samba. Naturalmente, você anseia que os outros dancem no mesmo compasso apaixonado. Contudo, a maior parte das pessoas não se envolve no batuque, a não ser que você revele a razão pela qual elas devem se deixar contagiar.

Guerrilha Digital l Como melhorar a comunicação da sua marca com storytelling

Conquiste corações e mentes e aprenda a falar sobre os recursos e benefícios do seu produto através do Storytelling.

A realidade é que somos todos apaixonados por histórias. Seja um amigo relatando suas aventuras no Chile, uma avó desfiando lembranças da infância, seus tios contando aquelas histórias engraçadas de antigamente, ou você, atento em um podcast envolvente. Todas essas são narrativas e estamos fascinados por elas. Nosso cérebro é um aficionado em histórias.

Lembra da última vez que você se viu preso a um novo seriado da Netflix? Agradeça ao encanto da arte de contar histórias.

Então, por que tantas marcas insistem em fazer eco umas às outras quando se trata de suas mensagens? Há diversas razões para isso:

  1. Elas querem colocar seu site no ar a jato, como se fosse um foguete em direção ao sucesso.
  2. Consideram o copywriting a parte menos apimentada de sua estratégia de marketing, sem dar o devido valor à pimenta.
  3. Contam com uma equipe de marketing de conteúdo que tropeça nas próprias palavras, como um sambista que se perde no ritmo.
  4. Suas suposições acerca das mensagens podem estar equivocadas, tal qual um pagodeiro que não acerta o tom da música.

A Forrester calcula que hoje circulam mais de 100.000 aplicativos SaaS, e prevê-se que esse número possa alcançar a marca de 1 milhão até 2027. Mais uma vez, isso reitera que o universo de produtos e serviços SaaS está expandindo a passos largos, como num desfile de escola de samba, ano após ano. Para ilustrar, imagine um mapa das ferramentas de marketing, como um mosaico de cores e ritmos, lá em 2020.

Guerrilha Digital l Como melhorar a comunicação da sua marca com storytelling

Há milhares de ferramentas de marketing à solta, o que beira o absurdo. Não podemos mais nos acomodar e simplesmente ecoar o que todos estão dizendo. Um produto ou serviço não basta – sua marca precisa brilhar como uma estrela na avenida. Frequentemente, a tomada de decisão é mais guiada pela emoção do que pela lógica, então, contar uma história pode ser o toque mágico para diferenciar sua empresa dos rivais e arrebatar o coração dos compradores com a rapidez de um tamborim.

Quem é você, o que faz e por que eu, como cliente, deveria ligar o som do meu coração?

As histórias nos auxiliam a tecer um conteúdo único e as pessoas que compreendem a magia de uma boa narrativa levam vantagem sobre seus oponentes.

O que isso representa para você? Como melhorar a comunicação?

Você também tem um enredo para desenrolar, independentemente do momento em que sua marca se encontra. Se está dando os primeiros passos, compartilhe seu mito fundador. Mostre o que fez você decidir criar uma empresa, quais obstáculos precisou driblar e como vai salvar a humanidade com um sorriso no rosto e um gingado no corpo, história não falta e você sabe disso, o que talvez você não saiba é a importância em conta-las.

Como auxiliar os clientes a perceber o valor do seu produto através da arte do storytelling? 

Os fornecedores de tecnologia e serviços precisam reconhecer as barreiras específicas que dificultam a criação de uma conexão mais empática com os potenciais usuários de seus produtos. Contudo, para todo problema, há sempre uma solução. Vamos dar uma olhada em três cenários:

🚩 Problema: enfoque restrito no valor comercial

Ao longo da história, a maioria das empresas dedicou-se a expor o trabalho realizado em seus produtos e seus atributos inovadores. Já no caso das empresas de serviços, elas costumam listar a quantidade de soluções oferecidas. A verdade é que os usuários não necessitam dessas informações. O que eles realmente desejam saber é “Como seu produto ou serviço pode ajudá-los”.

💡 Solução: PAS — Problema — Agitar — Resolver

A abordagem PAS oferece uma estrutura que coloca os clientes (e suas circunstâncias) no início do enredo. Primeiramente, você aborda um dilema com o qual o possível cliente se depara, agita-o e traz esse problema à tona na mente do leitor. Mostre o quão generalizado é esse impasse. Aqui, você pode apresentar estatísticas ou resultados de pesquisas.

Em seguida, descreva como a situação pode se agravar sem solução. E então, você apresenta seu remédio vencedor. Inclua depoimentos e avaliações para persuadir o leitor. O propósito dessa fórmula é fazer os leitores pensarem: “É exatamente assim que me sinto e não aguento mais”. Você promete mostrar que seu produto/serviço é o antídoto perfeito, como um samba-enredo cativante que contagia a todos.

🚩 Problema: listas extensas de detalhes e características do produto

É comum detalhar aspectos técnicos do seu aplicativo, plataforma ou serviço prestado. No entanto, na maior parte do tempo, é mais eficaz utilizar benefícios em vez de características em suas mensagens. A diferença mais simples entre características e benefícios é que as características são mais técnicas, enquanto os benefícios mostram aos usuários o que o produto fará por eles.

💡 Solução: Fórmula de características e benefícios

1. Descreva o recurso.

2. Pergunte a si mesmo: “E daí?” para encontrar o benefício.

3. Contraste a maneira antiga com seu novo caminho.

Imagine que você está vendendo um Robô Aspirador Smart. Os recursos exclusivos são o modo “auto condução”, escovas giratórias para alcançar os cantos apertados, sensores e Wi-Fi. Todos esses são recursos e entendemos como recursos o que os aspiradores robóticos fazem. Você precisará definir um benefício e aqui vai uma boa regra: sempre que for definir um benefício, pergunte-se: “E daí?”:

  • Os aspiradores robôs podem ajudá-lo a eliminar a poeira.
  • E daí?
  • Ao contrário dos modelos de vasilha tradicionais, os aspiradores de robô são autônomos e inteligentes.
  • E daí?
  • Os aspiradores são equipados com lasers, sensores e até WI-FI.
  • E daí?
  • Quer manter o chão limpo sem levantar um dedo? Aproveite seu café em outro lugar enquanto o aspirador robô limpa sua casa.

Agora se coloque no lugar de uma pessoa que estava subindo uma página da internet e se deparou com as suas definições acima, qual das frases você iria te chamar mais atenção? Certamente seria o fato de descobrir que você vai conseguir manter o chão limpo sem levantar um dedo e aproveitar seu café enquanto o robô limpa a sua casa.

Um outro problema muito comum

🚩 Problema: Ausência de empatia com a realidade do cliente

Não seja apenas uma marca sem rosto que repete as mesmas palavras nas descrições de produtos ou reescreve postagens de blog com palavras-chave similares às dos concorrentes, tudo em nome do SEO. As pessoas querem comprar de empresas com as quais se sintam conectadas. Se a sua empresa possui uma visão em que o público possa acreditar, as chances de sucesso são maiores.

Com o apoio das redes sociais, as pessoas podem interagir diretamente com as marcas, compartilhando pensamentos e emoções, deixando comentários, e assim por diante. Elas se comunicam com as marcas como se fossem amigos de longa data. Essa conexão se torna uma fonte valiosa para as empresas coletarem informações sobre potenciais compradores e utilizá-las na criação de conteúdo relevante.

💡 Solução: O mito fundador Sua empresa possui sua própria história

Reflita sobre o momento em que surgiu a ideia do seu produto ou serviço e a história que a envolve. Qual paixão motivou o(s) fundador(es) a dar vida à empresa? Quais obstáculos tiveram que ser enfrentados? Ofereça o contexto para que seus clientes compreendam por que você merece a atenção deles. A utilização dessa técnica de narrativa pode auxiliar o público a se conectar com você, estabelecendo confiança tanto no ser humano por trás da marca quanto na própria marca, como se fossem a harmonia perfeita de um samba que encanta a todos.

Nota final

Estes são apenas alguns exemplos de abordagens de storytelling. Lembre-se de que, na maioria das vezes, você não é o herói das suas histórias, mas sim seus clientes e potenciais clientes. Atualmente, eles estão sobrecarregados com a quantidade de informações que recebem e, na maior parte do tempo, essas informações são irrelevantes. Portanto, dedique um tempo para realizar uma pesquisa adequada. Foque nas necessidades dos seus clientes e transmita essa mensagem em seu texto. Você perceberá os benefícios das conexões mais profundas entre sua marca e os clientes e de um engajamento mais expressivo, como um desfile de escola de samba que cativa e emociona a todos que assistem.